CI/CD com Kubernetes e arquiteturas serverless

Muitas equipes que operam pipelines de CI/CD em ambientes de nuvem também usam contêineres como Docker e sistemas de orquestração como  Kubernetes. Os contêineres permitem aplicações de embalagem e remessa de maneira padrão e portátil que facilitam a expansão ou redução de ambientes com cargas de trabalho variáveis.

Existem muitas abordagens para usar contêineres, infraestrutura como código (IaC) e pipelines de CI/CD juntos. Tutoriais gratuitos como Kubernetes com Jenkins ou Kubernetes com Azure DevOps podem ajudá-lo a explorar suas opções.

Outra opção é usar uma arquitetura sem servidor para implantar e dimensionar seus aplicativos. Em um ambiente sem servidor, o provedor de serviços em nuvem gerencia a infraestrutura e o aplicativo consome recursos conforme necessário com base em sua configuração. 

Na AWS, por exemplo, aplicativos sem servidor executados como funções e implantações do Lambda podem ser integrados a um pipeline de CI/CD do Jenkins com um plug-in. A computação sem servidor do Azure e GPS sem servidor são serviços semelhantes.

Aplicações de CI/CD de próxima geração

Algumas das áreas mais avançadas para desenvolvimento e gerenciamento de pipeline de CI/CD:

  • O MLOps é o IaC e o CI/CD dos modelos de aprendizado de máquina e oferece suporte à infraestrutura, integração e implantação em ambientes de treinamento e produção.
  • Técnicas de geração de dados sintéticos usam aprendizado de máquina para criar conjuntos de dados usados por engenheiros de automação de teste para testar APIs e por cientistas de dados para treinar modelos.
  • As plataformas AIOps, ou aprendizado de máquina e automação em operações de TI, agregam dados de observabilidade e correlacionam alertas de várias fontes em incidentes. As automações podem acionar implantações de CI/CD e reversões conforme necessário.
  • As equipes que trabalham com microsserviços criam pipelines reutilizáveis para dar suporte e dimensionar o desenvolvimento e as opções de revisão no Azure e na AWS.
  • Os engenheiros usam CI/CD em outras áreas, incluindo configuração de rede, sistemas integrados, alterações de banco de dados, IoT e AR/VR.

What do you think?