Como o Grafana 10 torna a observabilidade mais fácil para os desenvolvedores

  1. Começando muito rápido

Antigamente, para obter belos dashboards do Grafana, você tinha que instalar um banco de dados de série temporal, instalar o Grafana e também instrumentar seu aplicativo. Hoje, com o Grafana Cloud, os desenvolvedores podem acessar uma pilha de observabilidade totalmente gerenciada em todos os principais provedores de nuvem: AWS Marketplace, Microsoft Azure Marketplace e Google Cloud Marketplace.

  1. Unindo dados distintos

Como um projeto de código aberto, o Grafana sempre foi conhecido por sua filosofia de “grande tenda” e quer dar aos desenvolvedores o controle de seus dados. Conforme o Grafana 10 é lançado, o Grafana possui mais de 150 plug-ins de fontes de dados que permitem visualizar todos os tipos de dados diferentes em praticamente todos os bancos de dados populares, bem como em outros provedores de monitoramento. Na Pesquisa de Observabilidade de 2023 da empresa, 38% dos entrevistados disseram ter mais de 7 fontes de dados configuradas no Grafana.

  1. Novo recurso de correlações

O Grafana 10 vem com um novo recurso Correlações que permite dinamizar e vincular fontes de dados, facilitando a criação de uma visão unificada de todo o seu cenário de dados e acelerando a solução de problemas.

As correlações permitem que os usuários conectem os pontos em várias fontes de dados.

  1. Grafana Scenes

Grafana Scenes é uma nova biblioteca de front-end no Grafana 10 que permite criar experiências de painel diretamente em seus produtos. Agora você pode criar facilmente aplicativos que refletem a experiência de painel do Grafana, completos com suporte as variáveis de modelo, layouts flexíveis, renderização de painel dinâmico e muito mais.

  1. Painéis dinâmicos para dados em tempo real

No Grafana 10, os painéis de tendências permitem representar graficamente dados numéricos ascendentes do eixo X, enquanto o novo painel Data Grid oferece uma interface semelhante a uma planilha para edição, ajuste fino e organização de dados em cada painel. Existem também novos recursos para recolher linhas, ocultar consultas e ampliar painéis.

 O painel de tendências permite aos usuários representar graficamente dados numéricos ascendentes do eixo X, permitindo uma visualização de dados mais adaptável.

  1. Compartilhamento público

Com as atualizações mais recentes dos painéis públicos, os painéis do Grafana podem ser adicionados por qualquer pessoa fora da sua organização.

  1. Grafana como código

O novo Grafana as Code apresenta novas bibliotecas Go, Graffonet e um provedor Terraform aprimorado.

  1. Automação de código

Chega de lidar com JSON complexo ou reescrever seu código. O Grafana 10 apresenta uma segunda interface Grafana focada exclusivamente no gerenciamento de painéis como código.

  1. Segurança e autenticação

O Grafana 10 oferece novos recursos de autenticação, incluindo uma UI SAML de autoatendimento. Isso permite que você mantenha um controle de acesso refinado e personalizado.

  1. Consulte fontes de dados privadas sem expor sua rede

Novidade no Grafana 10, um Private Data Source Connect (PDC) supera os desafios anteriores de conectar dados privados do Grafana Cloud sem expor a rede. O PDC usa SOCKS sobre SSH para estabelecer uma conexão segura entre um agente PDC leve que você implanta em sua rede e sua pilha Grafana Cloud. Com o PDC, agora você pode consultá-los no Grafana Cloud e manter conexões seguras com suas fontes de dados privadas.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *