Um planograma refere-se a uma representação gráfica que mostra a disposição das mercadorias expostas no equipamento (geralmente um módulo) dentro da loja. Posições e números de itens a serem exibidos são desenhados para produtos individuais.
A quantidade ideal de estoque em uma prateleira reduz a escassez de mercadorias, bem como o estoque excessivo
A principal entrada para um planograma de alta qualidade são os dados de vendas com base nos quais os produtos individuais recebem espaço relevante nas prateleiras para permitir que o cliente encontre os itens necessários em seu lugar habitual. Se as mercadorias não estiverem na loja, obviamente não serão vendidas. O objetivo principal é a otimização do espaço disponível para produtos individuais.
É possível fazer os mesmos cálculos para toda a rede. Nesse caso, os planogramas são idênticos para lojas idênticas em locais diferentes. Outra opção é a divisão por regiões caso sejam elaborados planogramas para várias lojas que imponham critérios semelhantes. Os planogramas específicos da loja cobrem as vendas em lojas individuais, ajustando o planograma para corresponder ao espaço alocado aos produtos em nível local.
Uma loja é lida como um livro
No início, os POGs, desenhados em papel quadriculado, eram preparados na sede e enviados para as lojas individuais. Hoje, usar dimensões exatas e preparar saídas, incluindo fotografias de produtos, muitas vezes também em 3D, tornou-se uma prática padrão. O envio foi substituído por uma interface web à qual as lojas individuais se conectam e baixam as saídas necessárias. Isso pode incluir não apenas o arranjo atual dos produtos, mas também a comparação com a situação original. A impressão de POGs tornou-se desnecessária. As alterações podem ser exibidas em tablets e/ou smartphones.
Um planograma pode ser comparado a um livro. Uma loja é o livro e seus módulos individuais representam as páginas. O cliente “lê” gradualmente os módulos individuais e procede automaticamente da esquerda para a direita, de cima para baixo, como se estivesse lendo um livro. Este princípio é seguido pela maioria das regras para exibição de mercadorias. As regras dizem que as mercadorias devem ser organizadas em uma prateleira do menos para o mais caro. As mercadorias também podem ser dispostas na ordem inversa, dependendo do tipo de mercadoria que o revendedor deseja promover. Isso faz a diferença entre revendedores de produtos baratos e de luxo.
Os itens mais vendidos recebem as melhores posições
Um POG está preparado para mostrar os artigos que mais queremos vender no local mais visível para o cliente. Este conceito foi inventado pela empresa de marketing Envirosell, fundada por Paco Underhill. Os marqueteiros instalaram câmeras nas lojas para monitorar o comportamento e as reações dos clientes para identificar os locais da loja mais visíveis e mais visitados e, portanto, com maior potencial de geração de vendas. O local mais visitado pelos clientes é o melhor. Podemos dizer que o que os olhos não vêem, o coração não compra. A disposição das mercadorias afeta suas vendas e um POG é uma ferramenta muito eficiente para o controle de vendas.
Qual é o melhor lugar? Um bom conselho é – ao nível dos olhos do cliente. Portanto, é necessário saber a altura da pessoa que está comprando. Os iogurtes são um bom exemplo. Um pote de iogurte BIO deve ser colocado na altura do olho da mãe, enquanto uma embalagem múltipla de iogurte para crianças deve ser colocada na altura do olho da criança. Neste caso, a mãe não notará o multipack no carrinho até chegar ao balcão. Os produtos para crianças geralmente são posicionados nas prateleiras inferiores. Por outro lado, produtos luxuosos costumam ser encontrados na altura dos olhos dos adultos.
Principais benefícios dos POGs em poucas palavras
- Arranjo corresponde à estratégia da empresa e suas obrigações com seus parceiros/produtores
- Otimização de estoque – minimização de falta de estoque, bem como excesso de estoque
- As inovações estão prontamente disponíveis em locais visíveis
- Processo mais fácil de abertura de lojas novas e reformas existentes