Quando uma empresa é lançada, muitas vezes a marca – normalmente apenas o logotipo – baseia-se principalmente na preferência de estilo do(s) fundadores, que normalmente não são treinados no desenvolvimento da marca. Mesmo aqueles que são especialistas em desenvolvimento de marcas podem errar quando não sabem ao certo qual é seu posicionamento de mercado ou seu principal diferencial. Num mundo ideal, cada novo negócio passaria por uma rigorosa pesquisa de mercado e planejamento estratégico antes do lançamento, mas, na realidade, poucos novos negócios têm tempo ou recursos para fazer pesquisas de mercado detalhadas durante a fase de estabelecimento. O posicionamento e a diferenciação mudam frequentemente ao longo dos anos de formação- muitas vezes ditados pelo mercado- até ao ponto em que a empresa encontra o seu ponto ideal competitivo. É neste ponto que a empresa deve voltar sua atenção para a marca para garantir que ela corresponda à marca.
Reajuste – quando sua marca muda, é hora de mudar seu branding
A única constante na vida é a mudança, por isso, mesmo depois de uma empresa encontrar o seu primeiro ponto ideal competitivo, ela passará por várias versões adicionais de si mesma. As forças sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas desempenharão um papel na natureza mutável de um negócio e, em cada marco significativo, a marca deve ser revista.
Exemplos de mudanças significativas incluem fusões, aquisições e mudanças na direção estratégica. Quando ocorrem grandes eventos como estes, é importante voltar ao branding para garantir que ele reflita a nova marca.
Relevância – sua empresa está acompanhando os tempos?
Os consumidores, incluindo os “decisores” de compras nas empresas, querem comprar a melhor solução para eles, normalmente com base no preço, qualidade e serviço. Normalmente, eles vão querer comprar de empresas que estão na vanguarda do seu setor ou, pelo menos, daquelas que acompanham – e se adaptam de acordo – às mudanças. Raramente um consumidor deseja comprar de uma empresa que não evolui, mas que permanece exatamente a mesma, independentemente das mudanças que acontecem ao seu redor.
As micromudanças coletivas dentro de uma empresa podem ser tão significativas quanto à macromudanças, como os exemplos mencionados acima. Como tal, mudar a marca a cada poucos anos é uma boa forma de demonstrar relevância e adaptação ao mercado (e a evolução de uma marca).
Então, aí está. Se você só teve uma identidade de marca, ou se ela não foi alterada há vários anos, ou se sua empresa passou por mudanças significativas, então é hora de fazer uma reformulação de marca. Se você estiver pronto para começar ou ainda não tiver certeza, entre em contato com nossa equipe criativa para um bate-papo.