Uma arquitetura de microsserviços é um método de desenvolvimento para projetar aplicativos como serviços modulares que se adaptam perfeitamente a um ambiente altamente escalável e dinâmico. Os microsserviços ajudam a resolver problemas complexos, como velocidade e escalabilidade, ao mesmo tempo em que oferecem suporte a testes e entrega contínuos
Agilidade
Microsserviços são usados para tornar mais acessível à correção de bugs e a adição de novos recursos. Você pode atualizar os serviços sem reorganizar todo o aplicativo e, se algo der errado, poderá reverter uma atualização. Em muitos aplicativos mais antigos, encontrar um bug em uma parte pode interromper todo o processo de colocação do aplicativo no mercado. Novos recursos são suspensos enquanto uma correção de bug é adicionada, testada e divulgada.
Menos esforço de desenvolvimento
Para fazer um programa funcionar melhor, equipes menores podem trabalhar em diferentes partes dele ao mesmo tempo. Torna muito mais fácil encontrar os serviços mais populares, aumentá-los sem afetar o restante do aplicativo e aprimorá-lo.
Base de código pequena
As dependências de código de um aplicativo de peça única tendem a se confundir com o tempo. O código deve mudar em vários lugares para adicionar um novo recurso.
Uma arquitetura de microsserviços reduz o número de dependências porque não compartilham dados e códigos. Isso torna a adição de novos recursos mais acessível.
Múltiplas Tecnologias
Com a ajuda de uma “pilha de tecnologia”, as equipes podem descobrir quais tecnologias funcionam melhor para seus serviços.
Isolamento obrigatório
Se um microsserviço falhar, todo o aplicativo não será afetado, desde que outros microsserviços tratem de erros antes dele. Por exemplo, você pode usar o padrão Circuit Breaker ou planejar sua solução. Por causa disso, os microsserviços conversam entre si usando configurações de mensagens assíncronas.
Escalabilidade
Os serviços podem crescer de forma independente, para que você forneça mais recursos aos subsistemas que precisavam deles, sem fornecer mais para o aplicativo inteiro. Você pode executar mais serviços em um único host usando um orquestrador como o Kubernetes.
Flexibilidade
Como cada serviço funciona de forma independente, cada microsserviço pode usar uma linguagem de programação diferente.
Implantação mais rápida
Os microsserviços não são apenas mais fáceis de serem entendidos pela maioria dos desenvolvedores, mas também levam menos tempo para serem configurados. Se você alterar apenas uma coisa no código para uma estrutura monolítica, não precisa alterar o funcionamento de outros..